terça-feira, 1 de abril de 2014

Estudo da FGV aponta para elevação de medidas antidumping

Nos últimos dois anos, entre 2012 e 2013, foram iniciadas mais de 60 investigações antidumping pelo Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Ministério do Desenvolvimento, praticamente o dobro da média entre 2010 e 2011. O maior alvo de investigações antidumping iniciadas em 2013 foi a China, em 16,24% dos casos, seguida de Estados Unidos, com 12% dos casos.

Os dados fazem parte de estudo do grupo de economia e infraestrutura e soluções ambientais da Fundação Getúlio Vargas. Para Gesner de Oliveira, sócio da GO Associados e um dos autores do estudo, a maior frequência das medidas se deve, em parte, a uma tentativa de atenuar os números negativos das contas externas e a piora da balança comercial. Oliveira, no entanto, considera o avanço no uso do antidumping positivo. “É positivo que o país esteja mais equipado na defesa comercial. Não se trata de protecionismo.” Além das medidas antidumping, Gesner destaca também a aplicação de medidas defensivas como a elevação de alíquotas de importação para determinados bens.

Dados elaborados pela GO Associados a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o saldo da balança comercial da indústria de transformação deteriorou-se em ritmo mais forte a partir de 2012, quando o déficit atingiu US $15 bilhões. No ano passado, segundo a consultoria, o saldo negativo saltou para US$ 27,5 bilhões. A estimativa da Go Associados de déficit da indústria de transformação para este ano é de US$ 29,3 bilhões.


Fonte: Valor Pro - Marta Watanabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De a sua opinião sobre os temas discutidos neste encontro:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.