domingo, 26 de maio de 2013

Abertura do Blog do Grupo de Infraestrutura & Soluções Ambientais - GEISA



O Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais - GEISA constitui espaço de interação multidisciplinar entre acadêmicos, autoridades,  reguladores e empreendedores, visando estimular o desenvolvimento sustentável.

O Grupo se propõe a discutir temas da pauta brasileira, no que se refere a Regulação, Defesa da Concorrência e outros temas que possam apoiar ao desenvolvimento da Infraestrutura do Brasil, bem como melhorias no meio ambiente.


A agenda de pesquisa do Grupo de Economia do Saneamento, Energia & Soluções Ambientais está fundamentada em pontos importantes para o desenvolvimento do Brasil.

O objetivo do grupo é debater temas ligados à sustentabilidade, incluindo água e esgoto, resíduos urbanos e industriais, drenagem e eficiência energética.

A escolha desses temas reflete as enormes carências na infraestrutura e possibilidades de melhoria de gestão no setor público. Dois exemplos podem ser dados apenas a título ilustrativo. Em primeiro lugar, do ponto de vista da carência de infraestrutura, menos de metade da população brasileira tem acesso à rede de esgotos. No saneamento, o baixo nível de investimentos está associado às fragilidades de regulação, planejamento e gestão. Em segundo lugar, do ponto de vista da gestão, estima-se que seja possível reduzir em até 25% o consumo de energia no setor público com ações de eficiência energética.

O grupo discute casos de sucesso e sugestões sobre essas carências. O que se procura são ferramentas que possam ter utilidade prática para as instituições públicas ou privadas. 


As reuniões contam com abordagem multidisciplinar, sem perder de vista a dimensão econômica desses temas. Participam do fórum de discussão profissionais dos setores público e privado e pesquisadores de diversas formações.   


Para nos conhecer melhor, acesse a apresentação do Grupo em: http://migre.me/eMi2c

O Grupo está no Linkedin, e os usuários que seguem o grupo naquele portal são informados das reuniões presenciais.

O endereço do grupo no Linkedin é:
http://www.linkedin.com/groups?home=&gid=5018596&trk=anet_ug_hm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

De a sua opinião sobre os temas discutidos neste encontro:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.